Pensamos em um blog para compartilhar com você nosso jeito, nosso “tempero”, nossos bastidores...

sábado, 12 de novembro de 2011

05.11.11 - POA cult

Monólogo da Iara.

O Paulo (para quem não sabe, nosso consultor) nos "plantou" a idéia de uma viagem com todo o grupo para POA com o tema cultural, após uma ida dele ao Iberê, cujas fotos nos trouxe. O entusiasmo dele logo nos cativou. Leiam as próprias palavras do Paulo explicando sua motivação. E não deixem de analisar (profundamente) o significado deste desenho genial do Torres Garcia, o artista uruguaio cuja obra está em exposição na Fundação Iberê Carmargo.



"O que me motivou a querer mostrar o Museu Iberê para essa moçada, na realidade foi a obra do Joaquim Torres Garcia que via a diferença entre o Homem Indivíduo e o Homem Universal e que é possível ver as coisas de uma outra maneira, a maneira del sur. Quebrar os nossos paradigmas, juntando as formas geométricas construidas, a natureza e o homem, tendo o traço do artista como elo entre essas aparentes incongruências." (Paulo César)

E aí tudo começou. Comissão organizadora escolhida (Jéssica e eu) e para todos os outros, tudo seria totalmente surpresa.
Para quem quer "viajar" conosco, curtam a programação abaixo.

Programa 1: Saída às 7:00
Café da manhã, a ser degustado dentro do micro-ônibus (tudo quentinho), oferecido pela Luxus. Everton, tu hein, CAPRICHA!



Programa 2: Livraria Cultura
Etapa 1 - Cada membro da equipe poderia comprar 2 livros com a finalidade de inaugurarmos nossa minibiblioteca. Um sonho antigo.




Etapa 2 - Inauguramos o nosso BLOG no auditório da livraria. Surpresa total!


Programa 3: Almoço no Lê Bistrô (iluminado pela Marta Penter *aguardem as próximas postagens!)



 Programa 4: Fundação Iberê Camargo

Olha nós aí. Banhados pela excelente arquitetura do arquiteto português Álvaro Siza + a loucura da obra do Iberê + a fantástica obra do uruguaio Joaquín Torres García.
Precisa mais?





Programa 5: Heloísa Crocco

Quem é, simplesmente é. Ponto. E a Heloisa é. Ponto.

Vou contar como tudo aconteceu...
Num sábado de manhã, sozinha no escritório, desiludida com a programação do POA cult que ainda estava incompleta, não é que "baixou o santo"? É claro, a Heloisa Crocco. Como não lembrei dela antes. Seria o máximo dos máximos. Eram 8:45 da manhã.
"Iara, será que tens coragem de ligar para a Heloísa, aquela que admiras, que tens recortes de reportagens com ela, que tens o livro dela, que já viste uma genial exposição dos trabalhos dela em Bagé e ainda por cima às 8:45 da manhã de sábado?...É claro que tenho!" É melhor nem pensar muito, senão a coragem acaba...
Gente, foi a própria Heloisa quem atendeu o telefone. Gentilíssima, queridíssima, maravilhosa! Paixão à primeira vista.
Tudo combinado. Desceríamos de "paraquedas" na casa ateliê da excepcional artista plástica gaúcha no dia 5 de novembro, após visita ao Iberê.
Vocês já comemoraram sozinhos, sem ninguém registrar teus "micos"? Eu já...dei um pulo com um soco no ar e literalmente gritei: uuuhhhuuu (tudo tem a primeira vez)

Ficamos, todos, os 15, sem fala. Afinal, a obra da Heloisa "fala". Ponto final.


   

Programa 6: Mostra Casa e Cia

Curtir um pouco a mostra de decoração...afinal, somos essencialmente um grupo de arquitetos, né?



Programa 7: Retorno

E aí pessoal, o que servir no retorno? Coisa comum não nos serve... Esse meu santo ajuda. Acionei meu repertório mental de boas dicas e é claro que só poderia ter sido dela, a fera em boas dicas: nossa admirável Andrea Feine. Foi ela quem me falou do não menos admirável Diego Andino. Arte pura para os "comes". E perfeito para nosso tema.
Andrea, foi um arraso. Regado, é claro, de um bom espumante...

  



Será que teria mais um programa, será?...Era o fim de um dia perfeito.
Mas, ele teria que ser mais-do-que-perfeito.
Então pedi para o motorista chegar no escritório Téia+Iara Arquitetura (nosso ponto de partida e chegada) pela Imigrantes...

Mico coletivo em plena Imigrantes: gritos, aplausos e pulos, é claro.
Eis que surge a nossa frente, como num passe de mágica, um outdoor mega iluminado.

Para que mais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário